De forma prática a primeira parte do descreve os principais desafios da liderança, a importância da inteligência emocional para líderes, gestores e empreendedores na gestão de pessoas, produtividade, alta performance, comunicação e relacionamentos interpessoais. É abordado também a relação entre a Liderança e inteligência emocional e o seu impacto no ambiente organizaçãonal.
A segunda parte do livro Liderança e Inteligência Emocional debruça-se sobre os fundamentos do conceito segundo a perpectiva de John Mayer e Peter Salovay, dois psicologos que apresentaram o termo liderança e inteligência emocional a partir de 8 competências inseridas em 3 pilares:
1. Pilar autoconhecimento
a) Melhorar o aprendizado emocional
b) Reconhecer Padrões
2. Pilar decisão e escolha
a) Reflectir consequências
b) Navegar pelas emoções
c) Motivação Interna
d) Optimismo
3. Pilar empenho próprio
a) Melhorar a empatia
b) Buscar metas nobre
O Livro contém ferramentas práticas para autodiagnóstico na sua inteligência emocional, perdas e ganhos para facilitação do processo de decisão na gestão emocional e ainda um teste re reconhecimento de sentimentos e emoções no âmbito de desenvolvimento da empatia.